PARCEIROS MANTENEDORES


CRECHE MONTEIRO LOBATO:
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA





Cabe à creche acolher e educar crianças no estágio da primeira infância, fase delicada que requer cuidados especializados e um planejamento que contemple uma rotina educativa produtiva, mas não isenta dos cuidados diários com alimentação, higiene e com um tempo muito específico: O tempo da criança pequena.

Nos postulados Piagetianos, por exemplo, a fase sensório motora é uma etapa, por excelência, de descobrimentos e aquisições motoras e para isso é preciso pensar cuidadosamente nas ofertas de trabalho psicomotriz.

A fase do desenvolvimento posterior a sensório motora é a fase do pensamento pré-operatório, onde as habilidades motoras já estão mais refinadas e as experimentações ganham os primeiros traços de causa e efeito, onde a memória já apresenta uma organização mais refinada e a linguagem oral começa a sair do ensaio para ganhar a função comunicativa.

Esses primeiros anos são fundamentais para a formação da personalidade e dos comportamentos frente as situações da vida cotidiana.

A separação da mãe é o primeiro conflito ao qual a criança enfrenta de fato e para isso é preciso que a creche ofereça suporte emocional, cercando a criança de amparo e afeto e a ensinando a lidar com as conseqüências da distância física que essa separação traz consigo.

Portanto, o planejamento pedagógico entendido por essa instituição pretende refletir sobre os cuidados com a psique, com o comportamento, acolhimento e com os aspectos cognitivos. Nosso foco do trabalho é a arte dentro de uma visão terapêutica e não essencialmente pedagógica, assim como todas as atividades aqui apresentadas. O diálogo com a psicologia do desenvolvimento, com a psicoterapia corporal e com a arteterapia ficará sempre presente nos servindo como apoio para reflexão sobre a nossa prática.

Segue abaixo um breve resumo sobre as atividades propostas no planejamento a ser executado de segunda a sexta-feira:




EIXOS DE TRABALHO



BERÇÁRIO



Estabelecer os vínculos com a criança

Brincadeiras

Rotinas para autonomia

Vida diária

Descoberta do mundo

Estimulação Sensorial pela Arte

Musicalização

Contação de Histórias

MATERNAL I



Parque e Atividades com Regras

Culinária

Jogos e Atividades de Raciocínio

Psicomotricidade

Atividades com Desenho

Estimulação Sensorial pela Arte

Musicalização

Contação de Histórias

MATERNAL II



Parque e Início da Alfabeticação

Culinária

Jogos que falam de Matemática

Psicomotricidade

Atividades com Desenho

Atividades de Artes Completas

Musicalização

Contação de Histórias




REGISTROS HISTÓRICOS